
CANCELADO - Introdução à Proteômica e Genômica
sex., 05 de fev.
|Canal do Youtube - Discentes Bioinformática
Carga horária: 4h


Horário e local
05 de fev. de 2021, 08:00 – 12:00
Canal do Youtube - Discentes Bioinformática
Sobre o evento
Clique aqui para acessar o minicurso (disponível somente no dia do evento)
O dogma central da biologia é o cerne das análises genômicas e consequentemente dos produtos envolvidos no processo (proteínas). Procedimentos de tradução e transcrição são abordados no tema, assim como as aplicações em bioinformática para análises e representação de organismos através de sequenciamento genômico e dos transcritos obtidos. A proteômica busca identificar e caracterizar todas as proteínas sintetizadas em uma célula ou tecido. Com base nessas informações, pode-se tentar entender como proteínas individuais ou grupos de proteínas funcionam dentro de um organismo. Este curso pretende apresentar um panorama das metodologias atuais usadas para analisar e identificar proteínas. Isso inclui eletroforese de proteínas, cromatografia, espectrometria de massa e análise de banco de dados de proteínas.Construções de bibliotecas, alinhamentos, montagens de sequências, processo transcricional, métodos de amplificação e outros assuntos são tratados neste minicurso.
TÓPICOS ABORDADOS:
- Dogma Central da Biologia
- Montagem
- Estrutura de proteínas
- Purificação de proteínas
- Espectrometria de massa
- Eletroforese
- Cromatografia
- Fingerprinting de proteínas
- Determinação de sequências de proteínas
- Síntese de proteínas e modificações pós-traducionais
PRÉ-REQUISITOS:
- Bioquímica Estrutural
- Genética Básica
MINISTRANTES:
Isis Eich
Diretora Executiva da Portunus Brasil e co-founder e CSO da Portunus USA e Colômbia; co-founder da Solarpunk Labs (EUA); consultora de Biologia Sintética da Genobank.io (San Francisco- CA); especialista em Biotecnologia; mestranda em Bioinformática; Bacharel em Ciência e Tecnologia e graduada em Estratégia em Comércio Exterior, com enfoque em transferência de tecnologia; além de pesquisadora e professora de Biotecnologia. Suas áreas de expertise são Biologia Sintética, tecnologias CRISPR/Cas e sequenciamento gênico.
Luan Henrique Burda da Silva
Mestrando em Bioinformática no Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada à Bioinformática. Bacharel em biologia pela Universidade Federal do Paraná. Participou como voluntário no Laboratório de Anatomia Vegetal e auxiliou como voluntário em projetos de ecologia de Biomas de Floresta de Araucárias no Laboratório de Ecologia Funcional. Atualmente continua o trabalho sobre análise de metagenomas, iniciado na monografia, com a proposta de eficiência comparativa de amostras metagenômicas através de uso de inteligência artificial, com metodologia vetorial com a ferramenta SWeeP.